NOVO ESPAÇO NO RIO DE ARTES E HISTÓRIAS PARA ADULTOS E CRIANÇAS

795

 

Sábado que vem, dia 1 de abril (e, claro, não é uma mentira!), a Urca, bairro no Rio de Janeiro, vai receber um novo espaço de artes. O Espaço Cultural Lago de Histórias pretende acolher uma programação que envolva oficinas de criação literária e de atividades regulares de artes para crianças e adultos. A raridade é projeto de Helena Lima, pedagoga e autora de livros infantis.

No dia da inauguração, a equipe promove uma programação gratuita, com oficina de ilustração com a roteirista, ilustradora, cenógrafa e quadrinista Thais Linhares, às 15h; contação de histórias com Ilana Progrebinschi, com fantoches e violão, às 16h15; sarau de poesia com a psicóloga e escritora Luiza Benevides, às 17h30; e a oficina “Educação para o Encantamento”, com o jornalista e escritor Márcio Vassallo, às 19h.

A partir de abril, as oficinas de criação literária para crianças estão previstas para acontecer de segunda a sexta-feira, de manhã e também à tarde. Nas segundas e quartas, quem conduz a atividade será a própria Helena Lima; às terças e quintas, assume Luisa Benevides, e, nas sextas pela manhã, Márcio Vassallo. Os cursos visam chamar a atenção para um possível olhar do escritor. “Pra isso, vale desde ler poesia até passear pelo bairro e tomar banho de mangueira”, divz Helena, referindos-se também a um terraço no último andar do lugar. Já as oficinas de ilustração para crianças, por sua vez, serão oferecidas às sextas-feiras e têm o objetivo de desenvolver a criatividade e a técnica com o uso de nanquim, aquarela, lápis de cor e giz de cera, colagem, entre outras. Uma oficina de histórias em quadrinhos também está previsto.

Helena pretende reservar janelas na grade de horários da Lago de Histórias para atividades gratuitas para as crianças das escolas públicas do bairro. Toda a programação do espaço também está aberta para crianças portadoras de necessidades especiais.

Já para os adultos, a programação para os adultos também está prevista para iniciar em abril, com os cursos “Escrita criativa para adultos” e “Escrita criativa para jovens” com Luisa Benevides e “Educação para o encantamento – para que serve a fantasia na vida da gente?” e “Oficina de criação literária”, com Márcio Vassallo.

Conversei por email com a Helena para saber mais sobre o espaço e contar para vocês!

HELENALIMA-LAGO

ESCONDERIJOS DO TEMPO Helena, você poderia contar para o Esconderijos um pouco da sua história com livros e leitura para crianças?

HELENA LIMA Sou professora do ensino fundamental há mais de vinte anos. Minha trajetória com os livros e com a leitura começa enquanto professora, na sala de aula. Há pouco mais de dois anos, comecei a dar vida a um projeto antigo de escrever e publicar literatura infantojuvenil. Meus alunos acompanharam o nascimento de meus quatro primeiros livros e fizeram parte da minha inspiração para escrevê-los. Com o lançamento dos livros e a concretização deste desejo, nasceu a Editora Lago de Histórias.

O que lhe provocou essa ideia de abrir um espaço como este? Qual a sua expectativa de impacto? Pode detalhar qual será a dinâmica inicial de cursos e o que pretende depois?

O que me provocou a ideia de abrir o espaço cultural da Lago de Histórias foi o desejo de estar sempre perto das crianças, afinal elas são a minha grande inspiração. Meus livros existem por e para elas. Espero despertar nas crianças o desejo pela literatura, por ler, contar e criar histórias, num ambiente desafiador e “abridor” de ideias. A proposta é que possamos despertar a poesia nas crianças, desenvolvendo a criatividade, estimulando a produção literária e escrita, com cada vez mais autenticidade e originalidade, tudo isso através de atividades dinâmicas, lúdicas e bem diversificadas.

Pensando nas oficinas no dia da inauguração, dá para notar como você e o Espaço levam em consideração texto, imagem e mediação em um patamar de igualdade. Se temos hoje um patamar tão elevado de obras que respeitam esta tríade com qualidade, quais são, na sua opinião, os maiores equívocos na relação com a produção e mediação de livros para crianças e jovens no Brasil?

Acredito que subestimar a capacidade do leitor seja um desses equívocos. Outro grande equívoco, a meu ver, é segmentar a literatura e classificar os leitores de acordo com essa segmentação. Cada leitor, de acordo com a própria maturidade e subjetividade, pode fazer lindas e diferentes interpretações de uma história, enriquecendo o valor do próprio livro. A multiplicidade de interpretações, as possibilidades infinitas da fantasia e da imaginação podem levar os leitores a lugares inimagináveis. Os livros infantis despertam infâncias adormecidas, acordam memórias perdidas e sonhos esquecidos, têm um grande poder terapêutico. Deveriam ser lidos por pessoas de todas as idades.

LAHOHISTORIAS

Como escritora, editora, pedagoga e, claro, leitora de livros ilustrados também para a infância, qual o papel de um espaço como este no Brasil, no Rio, principalmente partindo da sua intenção de também abrir encontros gratuitos para crianças de escola pública?

Um espaço que apresenta a literatura como uma oportunidade de despertar a fantasia, a ludicidade, a criatividade e a possibilidade de viajar livremente com um livro nas mãos já responde a pergunta que questiona, na realidade, a importância dos livros e da leitura para as crianças. Meu desejo é levar um pouco desse encantamento que as histórias provocam para toda e qualquer criança, inclusive àquelas que não poderiam frequentar as oficinas pagas.

 

LAGO DE HISTÓRIAS

Local: Rua Marechal Cantuária 18, sobrado – Urca

Informações: (21) 3518-5549

As inscrições para todas as atividades podem ser realizadas pelo

email contato@lagodehistorias.com.br e pelos telefones: (21)

3518-5549 E (21) 99110-4239.

PROGRAMAÇÃO GRATUITA DE INAGURAÇÃO: 1 DE ABRIL DE 2017

15h – Oficina de ilustração – Thais Linhares

16h15 – Contação de histórias – Ilana Progrebinschi

17h30 – Sarau de

poesia e música – Luisa Benevides e André Tavares

19h – Oficina “Educação para o encantamento” – Márcio Vassallo

Deixe uma resposta