Tudo Muda, de Anthony Browne

1308

 

Olhem a capa:

TUDOMUDACAPAP

 

Qual primeira coisa que eu pensei: puxa, como será o nome do livro e a capa original? Este “D” espelhado já causou esse estranhamento gostoso e, claro, fez o convite. A capa e nome originais são estes:

TUDOMUDAORIGINAL

Mas do que se trata Tudo Muda, este livro do escritor e ilustrador inglês Anthony Browne, o quinto lançado aqui pela editora Pequena Zahar? O traço realista já está entregue mas tem algo intrigante… uma chaleira-gato? O leitor viraria, então, as páginas com pressa para ver a primeira da história:

 

Na manhã de quinta-feira, às dez e quinze, Gregório notou algo estranho na chaleira.

 

As outras coisas na cozinha estavam como deveriam estar, até que ele viu na pantufa também havia algo estranho. A pia? O que é isso na pia?

 

Naquela manhã, seu pai tinha ido buscar sua mãe. Antes de sair ele tinha dito que as coisas iam mudar.

 

Foi isso que ele quis dizer?

 

Olha, posso ser até condenada por isso, mas nenhum livro de Browne me impactou tanto quanto este. Claro que Gorila e Vozes no Parque são de perder o fôlego.

Sim.

Mas esta construção da história, da imagem, das expectativas diante da espera da mãe… com uma pequena companhia que vai mudar tudo. Tudo muda com a chegada de um irmão. Talvez este seja um tema saboroso para mim.

TUDOMUDA3

A beleza do tom das frases e sequências com as ilustrações surrealistas que acompanham a tentativa angustiante de entender a frase tão enigmática do pai.

Quantos enigmas não lançamos à imaginação das crianças todos os dias?

6774-1-C
6774-1-C

Não à toa, Browne é um dos vencedores do Prêmio Hans Christian Andersen, o nobel para os autores de literatura infantil. Profundidade e leveza no mesmo trabalho é para poucos.

Lágrimas e sorrisos no final, também.

 

Tudo Muda (Ed. Pequena Zahar)

De Anthony Browne

tradução de Clarice Duque Estrada

2015

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Belo blog, estou curtindo ler suas resenhas. Um pequeno comentário: tem como colocar fotos de uma pagina ou duas paginas com o texto dos livros em si? Não tenho acesso à livrarias e tenho que compra-los online, então dá aquela vontade de folhear um pouquinho antes pra saber se o livro vai agradar… Como estarei comprando para uma criança bilingue (4 a 5 anos), é importante poder ler antes para entender se será um livro para o nível dela.

    • Oi, Fernanda! sua preocupação é muito legítima, tem que abrir o livro mesmo! Mas eu ainda não tenho condições tecnológicas para fazer várias páginas, mas sempre tento colocar algumas… seria tão bom que os sites que vendem pudessem fazer isso ne?

Deixe uma resposta