Hoje, de Eva Montanari

1712

HOJEMEUPRESENTE

Conheci o trabalho desta autora italiana com o livro Meu Presente, lançado aqui em 2012 pela Editora DCL. Autores e editores brasileiros me falaram sobre Eva Montanari e fui atrás. Quem ganhou o presente fui eu. Na história, uma menina ganha da mãe um livro de aniversário. Que decepção… “não tinha cachinhos, nem pintinhas na bochecha, muito menos mãos fofinhas para beijar.” A menina fica tão chateada e sem saber como brincar com ele que o coloca em um carrinho de boneca e foge da brincadeira com as amigas: “meu bebê é muito frágil e ficaria resfriado com um ventinho qualquer”. Bem, mas na delicadeza e sutileza que só as crianças podem ter, este presente ganha um rumo inesperado e surpreende a dona. Já fiquei encantada porque um livro sobre livro é um desafio e tanto. Se não fosse somente o texto e a história, Eva já me conquistaria, mas o seu traço, suas formas, perspectivas, e um leve humor me deixaram entregues a ela.

Mas o livro seguinte dela na minha vida fez mais. Lançado exclusivamente aqui no Brasil pela editora Jujuba, Hoje é daqueles de ler e abraçar e querer comprar para todos que ama.

 

Ou para alguém que você ache estar precisando de um “gás” extra na vida.

HOJEDENTROOUTRO

As palavras são pouquíssimas e o convite à leitura vem todinho riscado a lápis, com direito a movimentos surpreendentes, uns toques de exagero nos significados, uma beleza única em tons de laranja. Na primeira dupla, um homem dirige um carro. Tem semblante aflito. A partir da segunda dupla, uma sequência de personagens nos são apresentados em situações de incômodo. Pode ser uma tristeza. Pode ser uma baita dor de cabeça. Tudo acontece hoje. Mas parece que algo mais completa este dia que parecia fadado a ser daqueles que a gente esquecer. A contracapa pergunta: o que cabe dentro de um dia? E o livro sugere: quem mesmo pode decidir isso? O final joga o leitor – em texto, imagem e projeto gráfico – a possibilidades despercebidas e nos convida a uma segunda lida. “Possibilidades despercebidas”. E não é disso que a vida é feita?

 

ps – tem mais um pouquinho do livro aqui.

HOJECAPA2

Hoje (Editora Jujuba)

textos e ilustrações de Eva Montanari

2014

Deixe uma resposta