Esquisitices e felicidades de Beatrice Alemagna

1898

cincoesquisitosepequenacoisapUm era furado.

Outro, dobrado.

O terceiro era molenga.

O quarto, de ponta-cabeça.

E o quinto só tinha estranhezas.

 

Estes são os cinco adoráveis personagens do livro Os Cinco Esquisitos, da italiana Beatrice Alemagna, um dos mais geniais que já li na vida. Ela apresenta as cincos figuras cheias de humor no texto e nas ilustrações, com suas tradicionais e riquíssimas colagens-desenho.

cincoesquisitosdentro2p

O leitor se afeiçoa a eles logo de cara, por piedade. Mas, quando entra na história um intruso bem do antipático, deixamos a piedade de lado para dar lugar à solidariedade e, por que não?, a identificação.

O sexto personagem é extraordinário.

Lindo. Tem uma cabelereira vermelha, um jeito confiante. Perfeito.

Perfeito? É o que você se pergunta na leitura e é aí, na sutileza da poesia e da criatividade, que se capta a alma da narrativa: o que é certo e errado mesmo? Mas nestas páginas não têm “dedo no nariz” nem lição de moral. Tem reflexão, tem um rir de si mesmo. Coisa boa de pensar!

Para ver mais, confiram esse teaser:

5 Malfatti Teaser from Beatrice Alemagna on Vimeo.

 

 

Mas a Editora WMFMartins Fontes lança este e mais um: Pequena Coisa Gigantesca. Embora este seja daqueles que você quer presentear e transborda de emoção, o meu preferido ainda é Os Cinco Esquisitos, pela originalidade. Como em O Que É Uma Criança? (de 2010), este livro também tem um ritmo daqueles que você curte, se emociona, mas já sabe onde ele vai chegar desde a primeira dupla.

pequenacoisadentrop

Nas páginas, uma sequência de frases poéticas e ilustrações fortes que definem a “tão sonhada felicidade” que uma menina tenta apanhar, que uma mulher não sabe reconhecer, que pode estar na chuva, na brincadeira de férias ou em um cheiro especial.

Beatrice Alemagna é natural de Bologna, a cidade que abriga a mais importante feira de livro infantil do mundo. Neste delicioso tumblr. Dá para ver bastante de sua obra e ir para o site oficial dela. Nele, além de conferir a série de prêmios que ela já venceu (entre eles o Prêmio Andersen de Melhor Ilustradora) e de exposições que ela participou, ela conta que aos 8 anos decidiu que seria ilustradora e escritora de livros.

 

Os Cinco Esquisitos (Ed. WMF Martins Fontes)

textos e ilustrações de Beatrice Alemagna

tradução de Carlo Alberto Dastoli

2014

 

Pequena Coisa Gigantesca (Ed. WMF Martins Fontes)

textos e ilustrações de Beatrice Alemagna

tradução de Monica Stahel

2014

 

Deixe uma resposta