Curtas da Cia. Truks: olhar fresco para as cantigas

1526

Como são clássicas, as cantigas de roda tradicionais da cultura brasileira – além de influências de outros povos até – ganham versões a toda a hora. Você pode saber de uma nova e bufar algo como “ai, estou cansado de ouvir isso”. Eu teria aqui dois argumentos para estimular você a jamais deixar isso fora da infância do seu filho, ou de qualquer criança que possa influenciar na formação de repertório: o primeiro é que a tradição faz parte de nossa história e precisa ser preservada. O segundo é que, se for bem feito, ‘bora aproveitar! E é por isso que eu indico aqui uma olhada no curta produzido pela Cia Truks – Teatro de Bonecos com a versão do grupo para a cantiga O Sapo Não Lava o Pé, disponível no Youtube com o canal Truks TV. É genial. Utilizando a técnica mais conhecida da companhia – que tem 24 anos de ótimas histórias -, a manipulação de bonecos com os artistas vestidos completamente de preto, vemos um sapo dançando com um jeitinho um tanto mal-humorado sem a menor intenção de colocar o pé na água. Abaixo dele, um coral de peixes completa a diversão e o encanto, enquanto ouvimos uma versão bem executada da canção (com arranjos delicados e divertidos) e a variação completa do A E I O U (“a sapa não lava a pa, não lava parca na ca….”, lembrou?). Mostrei para a Clarice pela manhã e, ao voltar da escola, ela já olhou para o meu celular e pediu “Sapo! Sapo!”. É pra ficar fanático mesmo. Eu? Morri de rir! “Estou para fazer isso há anos, mas estava sempre complicado e o tempo foi passando. Mas decidimos que era o momento de apostar nisso – uma novidade para nós, uma produção só para internet – e chamamos o João Inácio, um cineasta de Brasília que fez um documentário sobre o grupo”, conta Henrique Sitchin, fundador e diretor do grupo e idealizador da série.

 

Confira aqui o vídeo: O melhor é que não será o único. A ideia é que em pouco tempo já entre no ar um curta com A Barata Diz Que Tem e outro com O Cravo Brigou com a Rosa. “O da barata tem interação com animações e o do Cravo os bonecos são ainda mais complexos, mexem os olhos e a Rosa chora de verdade”, diz Sitchin. TRUKSAROSA

A companhia ainda está em ano de duas novidades nos teatros.

CONSTRUTÓRIO 3p
Na foto acima apresento o Construtório, com previsão de estrear em 30 de março no Sesc Pinheiros (zona oeste de SP). O espetáculo traz os personagens do já premiado Sonhatório (de 2012) para contracenarem em uma obra e mostram que são muito além de operários: são também poetas. E o Última Notícia, tem estreia prevista para junho no Sesc Santana e usa bonecos feitos com jornal que contam a história de um menino que foge do jornal para o mundo dos sonhos. Enfim, muitas oportunidades de apresentar às crianças uma das mais delicadas formas de arte que, sabiamente, não é feita somente “para elas” e, sim, para emocionar e divertir a família toda.

Deixe uma resposta